6 motivos para assistir 13 Reasons Why

17.4.17


Ooooooi galerinha!
Tudo belezoca? 💁
Pois é, hoje não é sexta, mas por motivos de *é feriado e eu fique mais perdida que cego em tiroteio* o post ta saindo hoje! hahaha
E hoje, finalmente, vim falar sobre a série mais comentada do momento: 13 Reasons Why! Se você não gosta de spoilers, não leia este post! Maaaas, se você gosta, bora conferir? ❤


A série 13 Reasons Why é inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Jay Asher, em 2007. No ano passado, a história ganhou adaptação nas telinhas. E em março deste ano, a Netflix lançou com exclusividade a série, contendo 13 episódios e a qual gerou emoções diversas.

A série conta a história de Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio e os 13 motivos que fizeram ela tirar a própria vida.

A série é bem forte, com cenas um tanto horríveis eu diria. Mas porque então assisti-lá? 

1- Série curta


A série possui no total 13 episódios. Cada episódio com o conteúdo de uma fita, que foram feitas pela Hannah, cada uma contendo um motivo pelo qual levou ela a cometer suícidio. A série te prende, então em poucos dias você termina de ver. (Eu assisti em três dias)


2- Precisamos falar sobre bullyng



Dentre os motivos, o bullyng se fez presente em quase todos os episódios, sendo um dos gandes motivos que levaram a Hannah a comete suicídio. Mais do que colocar apelidos ''idiotas'', o bullyng é caracterizado pela agressão verbal, sendo feita por xingamentos, ironias, apelidos, gestos, dentre outras coisas.
A principio, e visto aos olhos de muitos, o bullyng não passa de uma mera brincadeira, ''coisas da idade''. Mas não. O bullyng vai muito além e pode causar disturbiuos sérios. Imagine-se todos os dias cercada por pessoas que te rotulam como determinada pessoa/coisa que não é o que você realmente é. Não é legal né? Pois é. Então pense antes de sair por aí colocando ''apelidinhos'' nos outros.


3- Te faz pensar sobre o modo que você trata as pessoas


Já diz o velho ditado: ''palavras ferem mais do que tapas''. Você já parou para se dar conta de como trata as pessoas? Do modo como fala com elas? Da atenção que você dá a elas?Tudo bem, você pode não estar num momento legal, pode estar irritado, sem a fim de papo, mas precisa descontar nas pessoas? Já parou pra ver o quanto suas palavras pode ferir? Já tentou observar as pequenas coisas? Prestar atenção nos pequenos gestos? Nas trocas de olhares, nos toques, nos sorrisos? Nem tudo é um mar de rosas, mas lembre-se que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Você precisa de pessoas ao seu lado. 


4- Precisamos falar sobre suicídio



Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (2016), foram registrados mais de 800 mil suicídios em 2015 no mundo todo. O Brasil ocupa o 8º lugar do ranking, com mais de 12 mil casos por ano. Dentre os principais motivos, a depressão é uma das maiores causas.

De forma silenciosa, o suicídio atinge um número cada vez maior de pessoas, que não sentem mais vontade de viver. Não encontram um motivo para lhes fazerem seguir em frente. Não encontram um porto seguro pra lhes manter firmes.

Como impedir isso? Não existe uma fórmula mágica. Mas, que tal começar com a conversa? Porque não falar mais sobre isso? Porque não mostrar às pessoas a sua volta o quanto você as ama e o quanto elas são importantes para você?


5- Precisamos falar sobre estupro 


Segundo o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2015 foram registrados 45.460 casos de estupro no país. 

A cada 11 minutos uma pessoa é estuprada no Brasil. 

Além do físico, o estupro atinge e afeta o psicológico. A vítima se sente culpada. E julgamentos é o que não faltam. ''Ela podia estar com uma roupa mais comprida'', ''Ela estava sozinha na rua'', ''Ela deu confiança''... comentários de uma sociedade julgadora e acusadora. A nossa sociedade. 

A vítima que já estava mal, sente-se ainda pior. Num mundo onde a vítima leva a culpa por um crime, como vamos viver? 


6- Desistir vale a pena?


Quando eu terminei de assistir a série, meu primeiro pensamento foi ''Por*&*, eu teria feito a mesma coisa!'' Mas daí na mesma hora me veio outro pensamento: ''Vale a pena fazer isso?''

Vale a pena deixar os nossos sonhos de lado por pessoas que não souberam nos dar valor?
Vale a pena deixar de viver pra esquecer o passado?

Não podemos mudar o ontem. Mas podemos começar hoje a fazer um novo amanhã. 
Nada volta. Mas tudo pode se transformar.



E aí, já assistiram a série?
Beeeeijos! ♥


As imagens contidas nesse post foram retiradas do Pinterest. 

Comente com o Facebook:

Temos 12 comentários :)

  1. Todo mundo precisa ver essa série, deveria ser obrigatória a todos verem! E realmente nos faz pensar muito sobre como tratamos outras pessoas!

    Beijos,
    Amanda.

    • http://explorar-te.blogspot.com/ •

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti a série, mas já tinha visto trechos e entrevistas sobre sobre ela. Os assuntos que são abordados na série, nos fazem pensar e refletir sobre como anda a humanidade e nos fazer mudar nosso comportamento e visão sobre o que nos rodeia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma série para nos fazer pensar sobre a sociedade atual

      Excluir
  3. Já assisti a série e infelizmente não gostei tanto assim, o livro é bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Acho que tudo que você citou é válido, pois suicídio, para muitas pessoas, ainda é "bobagem" :( Bullyng também é algo muito importante, assim como estupro, e, mesmo ainda achando que o que a protagonista sofria era assédio, sei da importância disso.

    Os assuntos da série são importantes, mas eu, pessoalmente, não gostei da série. Você disse que achou curta, me eu achei muito arrastada. Acho que os episódios deveriam ter sido menores, pois eles ficam muito densos. Ainda estou no episódio 6 e nem sei se vou sair dele :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei curta em relação as demais séries que assistimos, onde as temporadas tem em média 20 episódios... É agoniante ver a demora do Clay, mas conforme a série vai se desenrolando, te dá mais vontade de ver ♥

      Excluir
  5. Disse tuso na última frase!
    Não tava afim.de ver esse.seriado por que me decepciono muito com coisas que estão em moda, mas vi o viseo dá Maira Medeiros do Nunca te pedi nada e agora o seu post, me deram muita vontade de ver.
    Passei por muito bulling, chegava em casa, colocava uma luva de la e sovaca a porta do armário. Com a luva doía mais, só assim pra amenizar a dor e a raiva internas!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tenso Nana e o pior é que muitas vezes, quando falamos sobre isso com alguém, somo considerados fracos e reclamões né?
      Assiste, acho que tu vai gostar ♥

      Excluir
  6. Adorei e estou super curiosa para assistir, mas não posso ver sem meu marido porque se não ele vai ficar muito bravo e como ele está viajando neste feriado, vou ter que esperar...rs
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhahahaha
      A espera vai valer a pena, pois assim você vai ter alguém pra falar sobre a série pessoalmente ♥

      Excluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

Adaptado por Tanise Silveira. Blog DUP.. Tecnologia do Blogger.