Afinal, o que é Design de Moda??

3.6.15

Ooooooi galerinha! Tudo belezoca? Comigo apesar dos trabalhos e agora na finaleira do curso to ótima! <3 Bem, estou me formando agora nesse semestre em Design de moda e uma das coisas que mais me perguntam é o que faço no curso, quais matérias e o que é Design de moda( muitos dizem, ''ai, que chique'', mas nem sabem porque disseram isso... kk) Enfim, hoje vim falar um pouquinho mais do curso, o que é, como surgiu... Bora conferir? 




O termo moda deriva do latim modus, que significa escolha, ou mecanismos de escolhas, que vão de acordo com o gosto individual. A moda, desde seus primórdios, se caracteriza por sua efemeridade, por estar sempre mudando e se inovando. Segundo Mademoiselle Chanel (1883-1971), a moda não é algo que existe apenas nas roupas. A moda está no céu, na rua; a moda tem a ver com ideias, com a maneira como vivemos, com o que está acontecendo.


Nem sempre a moda existiu. Segundo Castilho (2008), podemos falar em ‘’ moda’’ a partir da Idade Média, quando ela começou a obedecer mudanças sazonais, que ocorriam com periodicidade e começaram a ser aceitas pela sociedade.

‘’ Só a partir do final da Idade Média é possível reconhecer a ordem própria da moda, a moda como sistema, com suas metamorfoses incessantes, seus movimentos bruscos, suas extravagâncias. A renovação das formas se torna um valor mundano, a fantasia exibe seus artifícios e seus exageros na alta sociedade, a inconstância em matéria de formas e ornamentações já não é exceção, mas regra permanente: a moda nasceu’’ (LIPOVETSKY, 2009, p. 24).

Com o surgimento do Prêt-à-porter, é que o ciclo da moda se tornou como conhecemos atualmente: com coleções lançadas sazonalmente, e com tendências estabelecidas; a moda ganhou espaço no mundo, e se tornou uma das áreas de maior lucratividade. Segundo a ABIT- Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção- (2011) o Brasil é o quarto maior produtor de vestuário do mundo, sendo o segundo maior empregador da indústria de transformação.

‘’ No século XV, a palavra Mode começou a ser utilizada em francês (significando basicamente ‘’ modo’’), tendo se desenvolvido a partir da palavra latina Modus, que faria referência à medida agrária, e mais tarde passou a significar também ‘’ maneira de se conduzir’’. Portanto, este sentido de ‘’ ao modo’’, ‘’ à maneira’’, passou a designar os gostos, as preferências, como também a maneira como as pessoas se vestiam, suas escolhas estéticas, opiniões e gostos do momento’’ (NÓBILOS apud POLLINI, 2011; p.10).

A moda começou a ganhar status na sociedade, exercendo importante papel na vida da população. A cada dia, com o avanço da tecnologia, se percebe o grande crescimento dessa área. E com esse avanço, a demanda de compra e venda se torna cada vez maior, fazendo com que as empresas empreguem profissionais ágeis, que entendam o funcionamento do mercado, e saibam como desenvolver produtos que, além de agradar ao público-alvo, favoreça também as empresas. 


Por isso o design se uniu à moda, pois é preciso ter um projeto bem elaborado e com metas traçadas por profissionais que entendam do assunto para que o mesmo se consolide e obtenha o resultado esperado.

‘’ Entendido como um conjunto de trajes e acessórios que se articula com o corpo, o vestuário revela as formas que o corpo assume no decorrer da História, definindo estilos de época, que também definem modelos de corpo. Por meio do design de moda, pode-se colher o espírito do tempo, os modos de pensar, as relações sociais e as tecnologias. ‘’ (CASTILHO, 2008; p.37)

No design de moda, o corpo se torna o suporte para o projeto a ser desenvolvido. A partir dele, a roupa toma forma, passando do plano à tridimensionalidade (KöRBES, 2012).         
Esse texto faz parte do meu trabalho de conclusão do curso, em breve trago mais coisas às vocês! ♥ 
Beeeeeeeeijos! 



-------------------------------
Referências:
NÓBILOS, Paulina. Estudo da moda e tendências. Ed ULBRA. RS. 2011
PORTAL ABIT. ABIT. Disponível em: http://www.abit.org.br
KÖRBES, Rafael. Moda, Segmentação e Posicionamento. 2012. Potal Slide Share. Disponível em: http://pt.slideshare.net/alinevonahnt/moda-segmentao-e-posicionamento-rafael-krbes.
CASTILHOS; MARTINS; Kathia, Marcelo. Discursos da Moda semiótica, design e corpo. Ed. Anhembi Morumbi. 2008.


Comente com o Facebook:

Temos 6 comentários :)

  1. Vou amar saber mais sobre o curso. Quero muito fazer Design de moda ano que vem. Era pra eu ter começado esse ano, mas deu varios problemas.
    Amei o post <3
    Beijão.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um curso apaixonante, tu vai gostar <3
      beijos!

      Excluir
  2. Nossa que legal, essa faculdade que vocês esta cursando, Designer de moda, pelo que eu li no post parece ser sim uma faculdade muito legal!
    Bjaoo lindao, amei conhecer seu cantinho!
    Já ate seguir aqui bjaoo <33
    http://atraspenteadeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiiim, é bem legal mesmo! ♥
      brigadão anjo!
      beeeeeijos!

      Excluir
  3. Tenho muuuita vontade de ser design de moda, pena que aqui no estado que moro não tem esse curso.

    http://www.papodemeninasaer.com/
    @Blogpapodemeninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, que pena... mas sabe, o que eu queria era fazer jornalismo e aqui perto não tinha, teria que me mudar... dai acabei fazendo moda, nao me arrependo! <3
      acabei me encontrando no curso! hahaha
      beijão! ♥

      Excluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

Adaptado por Tanise Silveira. Blog DUP.. Tecnologia do Blogger.