Evolução da máquina de costura

24.6.13

Oiii amores! Hoje vim falar de uma coisa que acho bem legal, a máquina de costura. Vocês sabem quem criou ela e como ela funcionava antes?  Não? Pois então eu vou contar!  (Senta que lá vem história!,  kk' )

 Em 1790, o inglês Sain Thomas patenteou a primeira máquia de costura, descrita como um furador que fazia um buraco no couro através de uma agulha. Alguns dizem que sua ideia ficou somente no papel, pois seu invento não rendeu em nada.
Joseph Madersperger,  teve a ideia do ponto-corrente, com auxílio de um fio inferior, e sua máquina de costura, esta sim, rendeu. A máquina foi lançada em 1814 na Áustria.
Em 1830, o alfaiate francês Barthelemy Thimonnier lançou a máquina de costura com agulha de dupla ponta, que trabalhava acionada por uma alavanca que movimentava uma roda.  O aparelho criado por ele, dava 200 pontos por minuto, enquanto manualmente se faziam somente 30. Por esse feito, Thimonnier foi quase morto por um grupo de operários enraivecidos que achavam que iam perder seu emprego para as máquinas. Ele não morto, mas o grupo queimou sua fábrica.
Elias Howe, em 1846, lançou nos Estados Unidos, pateteou um modelo com laçadeira sincronizada com a agulha na ponta. Também nos Estados Unidos, Isaac Singer revolucionou.Em 1851, ele propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos), além disso, acrescentou pedal nas máquinas.
O agricultor James Gibbs, depois de muito observar sua mulher trabalhando, criou a máquina de bordado, que foi lançada em 1857.
Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte em 1875 aos 63 anos. Isaac Singer fundou então a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial a esta máquina. Em 1910, iniciou a fabricação em série de máquinas elétricas de costura, que passaram a dominar o mercado.
É isso gente, o que acharam?  Beeeijos!

Comente com o Facebook:

Temos 38 comentários :)

  1. Adorei o post, saber mais sobre algo que lembra muita minha vó, ela é uma ótima costureira. Faz por prazer e não por obrigação.

    Adorei a música, quase não saiu do seu blogger, só escutando...hehehe =D

    Confira o Esmalte da Semana. É uma cor bem vibrante e uma cor que gosto bastante =)

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. briigada, *o*
      que bom que gostou anjo! vou passar lá sim ;D
      beeeijos

      Excluir
  2. Muito interessante, nunca tinha lido nada sobre isso!

    http://blushmeglam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal!!! Não sei costurar, mas sei bordar ponto cruz, vagonite e também sei fazer cachecol em tear de pregos!!! Muito legal Parabéns!!!

    Acabei de criar meu blog, sou maquiadora e postarei vários tutoriais de make...
    Vem conferir minha unha da semana!

    dailyguanabarino.blogspot.com.br

    Se gostar pode me dar uma força me seguindo... É só clicar em participar deste site! Obrigadaaaaa!!! BJus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigada!
      vou seguir lá sim anjo, *-*
      beeijos

      Excluir
  4. Adorei conhecer um pouco mais sobre essa história..
    Eu sou uma negação em tudo que é costura mas acho uma graça quem sabe.
    beijos
    http://omundodasfamosas.blogspot.com.br/2013/06/diario-fitness-cleo-pires.html

    ResponderExcluir
  5. ooi ooi lindeza,
    Minha mãe costura as minhas roupas, e me ensina sempre que possível. Aqui em casa temos 3 máquinas... e por elas dá para perceber a evolução que "sofreram".

    Quanto tempo né... Vim pedir desculpa pelo post só com fotos... e vim dizer que hoje, postei sobre as minhas tatuagens, que são três. Confere lá.. Tem vontade/coragem de fazer?
    Te espero lá.

    Beijinhos!

    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, evoluiram bastante.. haha'
      aah, capaz, ficou bem legal o post,
      vou passar lá sim ;D
      beeeijos

      Excluir
  6. Que interessante! Adorei saber um pouco mais sobre isso, apesar de eu não saber costurar! haha. Já estou seguindo e te desejo muito sucesso, pode dar uma olhadinho no meu? Ainda estou começando...

    Um Super Beijo

    http://maisserenidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou anjo!
      brigadão, vou seguir o seu sim *-*
      beeijos

      Excluir
  7. Muito interessante, minha mãe ama costurar *-* Vou mostrar o post pra ela depois! :D
    Ja estou seguindo o seu blog e as suas redes sociais, amei! Parabens pelo blog e sucesso...

    blog: www.vocedivando.blogspot.com.br
    instagram: www.instagram.com/bycarolmartins
    facebook: www.facebook.com/vocedivando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. briiigadão anjo!
      seguindo você também! *-*

      Excluir
  8. Que legal, conhecer a história da máquina de costura.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  9. nossa, evoluiu muito. Adorei o post.

    rabiiiscosnopapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Legal, não conhecia essa história.

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana o post, adorei saber um pouquinho mais sobre a máquina de costura. Desde março que comecei a ter contato com as máquinas costura, quando iniciei Design de Moda.

    Tecido Doce
    Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu faz design de moda? eu também! õ/
      haha' é beem legal! :}
      beeeijos

      Excluir
  12. eu quando pequena costurava em máquina de brinquedo enquanto minha mãe costurava na grande!! altas lembranças...

    http://veronicajjorge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma máquina de costura que chamo de guerreira, pois ela me ajudou muito numa época de necessidade.Gostei muito do post

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo? aah, que legal flor! *-*
      beeeijo!

      Excluir
  14. NOSSA KI MARAVILHA! AMEI O POSTE.
    BJIM
    http://www.saelimundofeminino.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante, e olha no que se tornou a máquina de costura hoje, praticamente presente em todas as casas.
    Quer divulgar seu blog em meu Portal?
    Se interessar é só nos fazer uma visita.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, foi uma invenção e tanto! :D
      ta bom, beeijos :}

      Excluir
  16. Que post legal! Adorei a evolução!

    Parabéns pelo blog e já seguindo! =(^.^)=

    Visita tb o meu blog e se gostar segue também.

    http://lindamenina-dri.blogspot.com.br

    Bjs!!!!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que legal e eu nem fazia ideia! Aqui em casa tem uma bem mais moderna, hahaa amo costurar, beijos

    www.biancammartins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante.. gosto muito de posts assim!!
    Tem post novinho esperando por você!! Beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

Adaptado por Tanise Silveira. Blog DUP.. Tecnologia do Blogger.