Diferença entre arte e design

16.3.13


          Arte e design. Embora muitas pessoas pensem que os dois são a mesma coisa, esse conceito está errado. A partir do século XIX, a palavra design foi sendo cada vez mais usada. As pessoas começaram a entender o seu significado e a diferenciá-lo. Os dois possuem características específicas que os diferem e ao longo deste artigo irei mostra-las.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a criação de um sistema mecanizado que produzia produtos em série. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, com ”sede” de maiores lucros, e menores custos, buscou outros meios de lucrar. Isso gerou a revolta de muitos operários, pois perdiam seus empregos para serem substituídos por máquinas.
Logo, as coisas começaram a funcionar, a mão de obra foi barateando e os produtos foram sendo cada vez produzidos mais rápidos. Em geral, nessa época, um artista era contratado pra atuar como projetista, ele fazia o projeto do produto e depois os artesãos o fabricavam.
A partir do século XIX, indústrias da Europa adotaram essa mesma divisão, entre quem idealizava e quem fabricava, durante essa industrialização, uma nova ordem social foi se moldando, e o designer foi ganhando seu valor e reconhecimento. Muitos começaram a ter dúvidas, e a se perguntarem o que podia ser considerado arte e o que não podia.
Segundo John O’Nolan (web designer do Reino Unido), o trabalho do designer não é inventar algo novo, é transmitir algo que já existe para uma finalidade. É comunicar uma mensagem e despertar o entendimento de maneira objetiva e direta, por meio de uma pesquisa. Já arte, não precisa ser pesquisada, arte é inspiração, ela conecta pessoas de maneiras diferentes, porque ela é interpretada de maneira diferente por cada um.
Um designer precisa pesquisar a melhor maneira de abordar e apresentar seu produto para o público, para depois publicá-lo. O autor Bernd Lobach diz que design é o processo de adaptação do entorno objetival às necessidades físicas e psíquicas dos indivíduos da sociedade. Ou seja, para se desenvolver o design de algo, o designer precisa pesquisar as necessidades e exigências do seu público alvo, de modo que o público se agradará da maneira esperada.
Um artista, por outro lado, não tem essa mesma preocupação de pesquisa antes de expor seu trabalho. Para o filósofo Platão, arte é imitação, uma imitação de realidades sensíveis (coisas, homens, fatos, etc.). Para ele, o artista distancia a arte de sua realidade, pois ao compor, está “fora de si”. O poeta só é poeta por “destino divino”, não por virtude provinda do conhecimento. O artista se espelha na natureza, em suas cores e formas, para criar suas obras.  Sendo assim, se distancia muito do verdadeiro sentido e jeito das coisas.
Por tudo isso, concluo que o artista precisa de inspiração e talento. O designer precisa de criatividade e conhecimento. Arte é uma forma de representar sonhos, sentimentos e vivências através de pinturas, poesias ou canções. Design é pesquisa de projeto. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

Adaptado por Tanise Silveira. Blog DUP.. Tecnologia do Blogger.